<$BlogRSDURL$>

um blog de desabafos, alegrias e tristezas, revoltas e euforias, o meu espelho, com uma (agora) pitada de diletantismo.

terça-feira, outubro 12, 2004

Notícias 

Aquele "Cabecinha" já me estava a cansar.

Ter escolhido a Comunicação Social para me seguir num futuro a longo prazo dá-me a ambiguidade de ficar motivada e apavorada ao mesmo tempo.

John Kerry Vs. George W. Bush, quem vai à frente nas sondagens? Quando é que o preço do petróleo vai parar de subir? Quando é que vão deixar de decapitar com uma faca de cozinha as pessoas que vão para o Iraque sei lá com que razões plausíveis? Quando é que acabarão os sucessivos ataques suicidas em Fallujah, Najaf, Bagdad e todos os outros sítios fora do Médio Oriente que ninguém se lembra que vivem sob a violência? Quando é que vão encontrar o corpo da Joana e todas as outras Joanas pelo Mundo fora? Quando é que a política Portuguesa vai deixar de fazer teatro em horário nobre, pondo os já tão informados portugueses pseudo-alfabetizados ainda mais baralhados com as incessantes batatadas Esquerda Vs. "SENHOR Primeiro-Ministro e esse DOUTOR Paulo Portas"?

Devo ser mesmo muito pragmática e fácil de me pôr a sonhar. Eu estudo no curso de Ciências da Comunicação da Nova, que me exigiu muito estudo para nele ingressar, convencida e informada de que era o melhor curso de comunicação do País. Leio em Foucault, Shannon, Weaver, Cádima, Cascais, Poster, etc teorias que me ajudam a perceber esta coisa de o que é comunicar, o que é comunicar e informar bem, o que é perceber o Mundo que nasceu dentro do já existente quando o Gutenberg e o Bill Gates resolveram reformular isto tudo.

E para quê, afinal? O que será tudo isto posto na prática? Sem cunhas num país desorganizado, onde só tem dinheiro quem tenha nascido com dinheiro ou que o tenha ganho às escondidas, sei que posso cair naquele reles 24 Horas e naquela vergonhosa Tvi, e é se for, sem ter espaço ou tempo de falar sobre o Foucault ou o Shannon. Sei que viverei numa constante luta contra o tempo, embora 24 horas fosse mais do que tempo para tornar o 24 Horas um jornal decente. Mas não, as pessoas gostam de o ler assim, as pessoas gostam do tom de voz da Manuela Moura Guedes, "aquela s'ôra tão inteligente", as pessoas não se preocupam com o amanhã ou o futuro do Mundo e de Portugal, porque as pessoas só sabem viver o momento, quando ouvem que ainda não encontraram a Joana e se queixam incrédulas, mas as pessoas mudam para a Tvi quando ouvem o Dr. Santana Lopes a tentar dar a cara para acalmar os ânimos, quando só os exalta mais, e mudam para a Tvi quando se fala nesse tal de Busha que não há meio de acabar com a guerra... as pessoas querem é ver na capa do 24 horas o que é que o Castelo Branco disse sobre lavar pratos e trabalhar...

Enquanto isso, a máquina do Mundo continua a movimentar-se lá fora, sem que ninguém se aperceba que faz parte dela, que ela depende de nós, da nossa atitude conjunta... Cada profissão que se escolhe ajuda a alimentar essa máquina que, furiosa, troca os parafusos mais enferrujados mas imprescindíveis por um bem polido e valioso, para si e para os seus. Já deixámos de acreditar na União.

A Paz não volta. O mundo já está virado ao contrário há muito tempo e ninguém deu conta da gravidade disso. E lá estou eu a pensar que sou superior por me lembrar de coisas sobre as quais, sim, certamente outras pessoas mais cultas já terão reflectido melhor.

Entretanto eu estudo Ciências da Comunicação. Não Práticas da Comunicação. Não sei o que vai ser de mim. Qualquer dia já chego ao ponto de pensar que o melhor é casar-me com um gajo rico e virar dondoca. Não sei se tenho estofo para isto.
|
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com