<$BlogRSDURL$>

um blog de desabafos, alegrias e tristezas, revoltas e euforias, o meu espelho, com uma (agora) pitada de diletantismo.

sábado, setembro 11, 2004

The September Eleventh 

[escrito a 8 Dezembro, 2002]

«Agora, a seguir ao almoço, começou a dar na Sic Notícias uma reportagem sobre o Jornalismo, no sentido de existir na hora certa, no lugar devido. E falaram no 11 de Setembro.

Nunca cheguei a escrever sobre este fatídico dia; de resto isso não significa que ele não me tenha afectado, porque até hoje me arrepia.

As imagens que chegam às nossas televisões e jornais não passam de meras tentativas de verosimilhança - e a verdade é que elas me chocam, me sensibilizam e me angustiam, apavoram. Todavia julgo impossível que essas imagens algum dia tenham em mim o mesmo impacto que tiveram para os milhares de pessoas que presenciaram o momento, que viram tudo, ali, a olho nu.

Todos levavam a mão à boca, de cabeça inclinada para cima, com os olhos postos naquele ponto tão alto (para quem não teve oportunidade de conhecer, acreditem... era MESMO alto) onde, ao que tudo indicava, já naquele momento, o mundo passara a ser diferente. Todos estupefactos, apenas um ou outro não tinha os olhos a brilhar. Em muitos as lágrimas caíam imparáveis e as vozes trémulas gritavam desesperadamente apelando não mais que a Deus, tal era a inutilidade que cada um sentia naquelas ruas de Manhattan, perante duas magnificientes torres... que agora ruíam, frágeis, rendidas ao pior dos sentimentos.

Até hoje ninguém consegue passar indiferente à imagem de dois aviões a embaterem (!!!) contra dois edifícios. É impossível esquecer, porque depois de cada embate vieram as chamas, os gritos, os destroços, os saltos desesperados (tantos!...), as sirenes, as câmaras que pensavam captar algo que ficasse na memória... Quando, no fundo, nada seria necessário, afinal, WE WILL NEVER FORGET.

E, logo depois, o silêncio destroçado, uma tristeza e revolta infinitas, um olhar molhado sobre a tragédia, os escombros e a perda monstruosa que ali, por todos, de uma forma ou de outra, foi sofrida.

Inigualável.»
|
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com