<$BlogRSDURL$>

um blog de desabafos, alegrias e tristezas, revoltas e euforias, o meu espelho, com uma (agora) pitada de diletantismo.

sábado, julho 17, 2004

tia, Mãe, irmãs!... 

Sou Tana (ou Tano, como lhe chamaste), é estranho. És Tona. Também é estranho. Estranheza de família.
 
Fazes-me lembrar a minha Mãe. Não trabalha com minutas ou pactos sociais nem faz limpezas com pronto ou ajax, mas também chega estafada e tem de tratar de contas, do jantar e insiste em tirar as caganitas da gaiola do coelhinho. Em casa é inútil fazermos queixas físicas; já bastou de ouvir das 9 da manhã às 6 da tarde (às vezes 10 da noite). Quando devia já estar na cama, inventa coisas para fazer e dá muitos mimos às duas filhas e ao filho Fofo. O seu gordo, meu Pai, também ajuda.
 
Neste aspecto, tens semelhanças com a Mãe, e o curioso é que não te conhecia assim. Deve ser disso, de ser Mãe. E tu, Mãe mais nova do que a minha, gostas ainda de partilhar cada momento de uma infância da qual vais ter saudades (como o sei... como oiço a minha Mãe tantas vezes a dizer "que saudades de quando vocês eram bebés!..."), mas partilha-lo nesta gaveta de tecnologia, neste diário aberto ao mundo, porque queres que o mundo saiba como és feliz.
 
Acabas também por ter semelhanças comigo. Gostamos de escrever, de partilhar, de despejar o que pode ser materializado aqui, de alguma forma. Escreves sobre mim - nunca o tinhas feito... Embora com algumas dúvidas (que acumulam à dúvida se deveria ou não esclarecê-las contigo), gostei muito do post "a minha sobrinha". Deixei-me reflectir até ler hoje o post "Comunhão". E tiro a conclusão. És Mãe, uma Mãe que a minha Mãe já foi e que há-de ser a Mãe que a minha Mãe hoje é; és minha tia e escreves sobre a tua sobrinha mais nova, eu (a propósito, a Baba ficou indignada, diz que o post deveria ser para ela, porque a afilhada não sou eu), e nisso pareces-te comigo; és irmã da minha Mãe e comoves-me por me fazeres imaginar que um dia poderei ter essas semelhanças com a Baba.
 
No fundo, ser Mãe muda as mulheres. Já não vais connosco à Marina, não nos dás gelados ou vamos à piscina em frente ao prédio dos toldos cor-de-laranja. És casada (mais ou menos!), tens um bebé lindo, um cão não tão fofo como o meu Fofo mas também muito Fofo, uma casa, uma vida nova. A minha Mãe já leva essa vida "nova" há muito tempo, e apesar do cansaço visível, eu acredito que somos todos felizes aqui.
 
Cá nos levamos, com anos a mais e a menos, a gastar o tempo com o qual podíamos estar a observar os louvores de cada dia em textos destes que apesar de tudo nos deixam mais leves, com a sensação que percebemos um pouco mais o nosso redor, que aprendemos um pouco mais sobre a Vida... e a Família.
 
Se o teu Francisco gostar tanto de ti como eu gosto da minha Mãe, acho que tens a vida completamente preenchida!

|
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com